terça-feira, fevereiro 01, 2011

Sem pudores ...As 100 melhores crónicas brasileiras

Dizem que o excesso de alguma coisa faz mal ao organismo. Contive-me, portanto, a não devorar estes 62 autores num mês, vá, uma espécie de literatura de biquini, muita malandragem (ai, delícia)... E eu, assim, nunca fui tão adepta das banalidades... Vá, apreciar 300 páginas das "Cem Melhores Crônicas Brasileiras" (Objetiva; compilação do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos) de Dezembro a Janeiro, arrebatadoras de tropicalidade, para afinar os eixos da minha brasilidade e fazer um milkshake gostoso de letras... Eu contive-me: não foram as 300 num mês. Hoje é 1 de Fevereiro. Ainda faltam 50. Ainda... (Verdade, verdadinha, é que só faltam 50). A overdose contida promete deixar efeitos colaterais! A crónica, isso sim, é uma delícia. Em rigor, acho que o problema é crónico... (Conheço alguém muito especial que tem uma óptima compilação das do Rubem Braga: Os Emigrantes de W. G. Sebald já vai a meio...)

Sem comentários: