Vitrola/Podcasts

6# Pássaros e Gaita de Foles

6# Pássaros e Gaita de Foles by vanessar

................................................

5# som da semana: mais filosofia itinerante: estado vegetal do país e (loucas) vacas magras

A bancarrota está ao fundo, como tapete do som, os pepinos, os tomates e as vacas loucas são munição para começar conversas, quando para alguns também se começa o dia. Temas quentes da actualidade, dias antes de o Governo começar a aquecer as cadeiras do executivo, sob o signo de uma tríade, a que se chama troika. Na camioneta, a caminho do trabalho, do mercado, da manhã a meio, há outra tríade que se junta, doutorada em vida dura, para maldizer o estado vegetal a que se resumiu o país, em tempos, parece de vacas magras, quem sabe, um pouco mais loucas. 



#som da semana# filosofia itinerante: tomates, pepinos e vacas loucas, a troika na camioneta by vanessar

.......................................................

TSF - O Lado B do Rio - Vanessa Rodrigues e João Félix Pereira (16/11/2011)



.................................................................................
4# o som da semana, a bailarina da água



Não sabia que a aguardente tinha bailarinas, mas o meu avô convenceu-me que sim. Deu-lhe corda e aquela boneca minúscula começou a rodopiar, de braços abertos dentro da água, ardente, enquanto uma chuva lenta, e liquefeita de pitadas douradas de uma purpurina qualquer lhe caía, docemente, sobre o pequenino corpo. Já tem mais de 50 anos, mas continua à prova do tempo, naquele plástico-boneca que há-de ter feito sonhar o meu avô, quando sozinho enfrentava a solidão, e a família longe, nessa Paris, a de França. Há-de também, através desta bailarina da água, de vestido vermelho-vinho, a querer ser bordeaux, ter sonhado com o Cabaret, com as rendas pretas das bailarinas. 




Sim, há bailarinas na água, ouçam-na, como gira...na garrafa...










..................................................................

3# o som da semana (alteração de emissão), abram o bico, arrulhem






Entre as ruas actor João Guedes e Sá Noronha, no Porto, há Progresso e um Solar Moinho de Vento. Há luz da manhã deitada sobre a praça, com pombas em folia e banho de sol. Contemplam-se: o espelho é sombra, sob o arrulho do pregão. Abram o bico que o microfone está ligado.



   3 #som da semana - Abram o bico, arrulhem by vanessar

............................................................................
2#Som do dia - Pregão da Lotaria, "Olh'ó 29"



São homens fazedores de sonhos pelo som. Gente a sonhar com a roda da Lotaria e a ouvir, já o tilintar dos tostões. 


- "Olh'ó 29! ..... Olh'ó 29!..... Olh'ó 29.... 


De chapéu na cabeça, ajeitado, de gabardine escura contra as intempéries e mão na cautela suspensa, quase esvoaçante em dias de vento co-adjuvante que há-de levar a voz para mais longe. Cauteleiros. Homens de pregão na voz. Elevam-na, treinada, para que entrem por esquinas e calçadas de pedra portuguesa, como se o tempo por eles e por esta cidade se suspendesse...


Silêncio e, de novo: - "Olh'ó 29"; nesse jogo de sorte e azar que já foi rei. Para sonhar, clicar no pod0matic... Som do dia, num dia como este, no Porto, um pouco antes da rua ser Sá da Bandeira.







...............................................................................
1# Som do Dia - Amoladores de rua, à porta de casa; são guarda-chuvas, senhora




São já uma espécie rara, em vias de extinção, e levam-me para a minha doce infância. Um caso de estudo - sugiro - da etnografia das profissões.
Quando o realejo típico soava ao fim da rua, já se punha as facas, as tesouras, as panelas e os guarda-chuvas em marcha no caixote da avó para os pôr à arranjar. 


-Ó senhor, quanto tempo?


- Amanhã senhora; os guarda-chuvas. Amanhã, senhora à mesma hora. 


E a minha avó ia-se contente. Satisfeita.









Hoje, somos mais descartáveis nas utensílios da casa, mas há itinerantes amoladores de rua que resistem, rolando a roda por ruas de interior e zonas residenciais sossegadas, como hoje de manhãzinha cedo, à porta de casa, da minha janela veio o som. Agarram-se memórias, no soar doce. 




Tive vontade de ter facas, panelas, tesouras e guarda-chuvas para arranjar, para que voltasse, amanhã, de novo, de manhãzinha, mas foi tudo tão rápido que só tive tempo de ligar o gravador, e a câmara para que não o esquecesse. Fica aqui o som do dia! A ver se a gente se entende com um som por dia, a partir de agora...