quinta-feira, abril 13, 2006

Palavras Novas

Por vezes surgem, no meio de artigos informativos, palavras que acho demasiado rebuscadas para figurar num jornal. Hoje, por exemplo estava a ler uma notícia sobre um projecto de crescimento, desenvolvimento e pobreza no Brasil e surge algo como: "...ficou surpreso com a taxa de inadimplência (?)".
No momento pensei: "Também eu (fiquei surpresa!)". Não pelo valor da taxa, mas porque simplesmente inadimplência me pareceu um termo de há muitos séculos. Mas pelos vistos este conceito não tem nada de requintado. Equivale, aproximadamente, ao que em Portugal se chama de dívida.
"Inadimplência, a rigor, é uma situação de qualquer quebra de cláusula de contrato. No mercado financeiro, no entanto, muitas vezes o termo é usado como sinônimo de situação de atraso de dívida. O inadimplente, portanto, neste sentido que vamos usar, é aquele que deixou de pagar suas dívidas em dia."
In o Estado de São Paulo

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Vani!
Grande palavrão esse inadimplência!:D
Mas estamos sempre a aprender!;)
Eu vou virar "inadimplecente" se a Primavera não começar a dar um ar da sua graça por estes lados!:D
Beijinho grande
Joana@Kuopio