domingo, julho 07, 2013

Verão Árabe

O avô de Madlah está nos créditos finais de Lawrence of Arabia (1962), um filme sobre a revolução árabe, pela liderança de um inglês, e que David Lean adaptou para o cinema a partir do livro Seven Pilars of Wisdom” de T.E. Lawrence. Lis vê esses mesmos pilares, a quebrar o horizonte, orgulho de paisagem, enquanto está sentada numa tenda beduína no Wadi Rum, o deserto jordano, onde Lean filmou esse sucesso de bilheteiras. 

Fora da tenda, 45 graus; dentro: tapetes multicores, chá de maramya (sálvia), e dois homens de túnica branca, lábios gretados e pele queimada pelo sol, à conversa com uma mulher, sem véu. É nestas alturas que a literatura corporiza e Lis reconhece esses personagens reais de um filme longínquo. A mesma lonjura, quiçá, que faz com que Madlah não façam ideia do que seja a Primavera Árabe, e nem ela, de fato, lhe faça muita diferença. É um homem do deserto e, sempre que vai à cidade, fica com saudades deste silêncio a vento. 
 
Primeira lição, ensinam a Lis, no Médio Oriente só há duas estações: Inverno e Verão. A Primavera Árabe é, portanto, uma metáfora para o desabrochar de uma mudança de alguma coisa que ainda não existe e ninguém sabe muito bem para onde vai. 

Todavia, da mesma forma, que L. das Arábias, o do livro e o do cinema, revolucionou um imaginário coletivo, Lis tem provas de que a Primavera Árabe tem sete novos pilares a edificar-se no conhecimento da nova geração oriental: 1) a polícia de inteligência anda mais permissiva; 2) o ateísmo está galopante; 3) a internet mostra a censura; 4) as vozes por direitos humanos mais ativa; 5) há mulheres nas ruas depois das 22h; 6) vozes críticas nas televisões árabes sem medo de represálias; 7) e muita Literatura a ser parida. 

Quente, muito quente. 

Palavras a 40 graus. 

Um Verão literário!

Crónica publicada por Vanessa Rodrigues a 5 de Julho no Semanário Grande Porto, na página Bairro dos Livros, iniciativa Culture Print| Coluna partilhada, semanalmente, entre Jorge Palinhos, Rui Manuel Amaral, Rui Lage

Sem comentários: